Por que as varizes coçam?

porque-as-varizes-cocam

Afinal porque as varizes coçam?

As varizes são nada mais do que veias doentes que perderam sua principal função de levar o sangue até o coração. Por conta disso o sangue acaba se acumulando nas varizes da perna e com o tempo esse sangue extravasa para fora do vaso. Como esse sangue é rico em substâncias inflamatórias a presença dessas substâncias na pele vão gerar uma irritação da pele fazendo-a coçar. Salienta-se que além da coceira, esses pacientes também reclamam do inchaço e dor, principalmente no final do dia.

Por que as dores, inchaço e coceira são mais comuns ao final do dia?

Isso ocorre, pois, durante o dia ficamos de pé e o sangue tem ainda mais dificuldade para retornar ao coração. Assim, o final do dia é o momento mais crítico, pois o sangue se acumulou nas pernas e causará mais inchaço, coceira e dor.

O que fazer para parar de coçar?

Existem dois pontos importantes para responder a essa pergunta.

Primeiro ponto “controlar a doença”, tratando as varizes com cirurgia ou aplicação, ressalto aqui que os cremes, comprimidos e meia de compressão não irão tratar as varizes.

Segundo ponto “melhorar os sintomas” para melhorar a coceira, inchaço e dores nas pernas causados pelas varizes podemos utilizar os cremes e comprimidos ditos flebotômicos que vão reduzir por determinado momento esses sintomas. A meia compressiva também ajudará nesse sentido, pois o seu uso irá auxiliar no retorno do sangue ao coração. Outras estratégias importantes são:  Alimentos saudáveis, ingerir bastante água, fazer atividade física.