A técnica de tratamento das veias safenas é indicada quando há refluxo das veias safenas e pode substituir a cirurgia convencional na grande maioria dos casos.
A técnica consiste em fazer uma pequena punção na perna guiada por ultrassom, por onde é introduzida a fibra óptica para dentro da veia safena não havendo necessidade de corte. Essa fibra queimará a veia safena sem retirá-la, transformando a veia em um cordão fibroso (uma cicatriz).
Método cada vez mais empregado para tratar o refluxo das veias safenas, o endolaser possui a vantagem de ser menos invasivo em relação à cirurgia convencional e em casos selecionados poder ser realizado em consultório, sem necessidade de internação e repouso. Além disso, é uma técnica livre de hematomas, possibilitando uma recuperação mais rápida e menos desagradável.
Por ser um método recente, muitos planos de saúde não cobrem o procedimento. A alternativa é procurar o plano de reembolso do convênio médico.
As contraindicações são as mesmas da cirurgia convencional e incluem:
Trombose venosa recente
Gravidez
Imobilidade do paciente
As complicações são raras nesse tipo de procedimento que, por sua segurança e praticidade, está cada vez mais sendo feito em consultórios.
Formigamento ou redução de sensibilidade no trajeto da veia safena ou trombose da perna são complicações possíveis.
Cirurgião Vascular & Endovascular | Ecografia Vascular com Doppler | CRM-MS 5621 | RQE 3893
Site desenvolvido por neexbrasil