Procedimentos

Laser

perguntas-e-respostas-sobre-o-laser-transdermico

As varizes são um problema muito comum em toda a população. Graças aos avanços da tecnologia e das técnicas medicinais, hoje o tratamento é menos invasivo e com uma recuperação muito mais rápida.

No entanto, ainda é comum muitos pacientes terem dúvidas quanto ao melhor tipo de tratamento para cada situação. Por isso, recomendamos sempre consultar com um médico especialista no assunto, ou seja, um angiologista ou cirurgião vascular.
Neste artigo, falaremos sobre os prós e contras do laser transdérmico para as varizes. Este é um método moderno e prático para quem quer tratar as varizes com segurança. Além disso, o laser transdérmico é uma alternativa não cirúrgica para eliminar as veias telangiectasias e varizes de pequeno calibre.
Ele atua promovendo uma reação térmica, responsável por aquecer as varizes e causar uma reação inflamatória. Dessa forma, o vaso doente acaba por ser eliminado.

 

O que é o laser transdérmico para varizes?

O laser transdérmico é um procedimento utilizado para tratar alguns tipos de telangiectasias e varizes de pequeno calibre. Este método utiliza a aplicação de uma luz muito específica e intensa. Dessa forma, o calor intenso no local aplicado promove a contração e destruição da veia varicosa.
O laser transdérmico também é utilizado associado à escleroterapia tradicional ou espuma densa para tratar varizes maiores. Em função de seus benefícios serem muito atrativos, este é um dos tratamentos mais indicados para as varizes.
Além disso, os benefícios do laser transdérmico oferecem um tratamento minimamente invasivo e muito eficaz.
Apesar disso, o procedimento apresenta alguns pontos negativos. Para pacientes com pele mais escura, por exemplo, o médico precisa ter um cuidado maior. Como a quantidade de melanina presente em sua pele é maior, ela absorve mais o calor do laser.
A seguir, apresentaremos os prós e contras do laser transdérmico para varizes.

Prós

O laser transdérmico é um procedimento menos invasivo que os demais tratamentos para varizes. Além disso, a recuperação é mais rápida. A seguir, estão os principais benefícios desse método:
  • é um método pouco invasivo por não usar agulhas e não causar sangramentos;
  • o risco de ocasionar manchas escuras é menor;
  • este procedimento é desprovido de reações alérgicas;
  • possui menor reação inflamatória;
  • a recuperação é mais rápida, sendo que no mesmo dia o paciente já está liberado para suas atividades cotidianas;
  • seus resultados são potencializados quando associados à glicose ou espuma;
  • é um procedimento que substitui a microcirurgia;
  • este procedimento é menos doloroso pois um aparelho é utilizado para resfriar a pele;
  • nas primeiras aplicações já é possível observar uma melhora significativa;
  • é um dos procedimentos com maior durabilidade. Se todos os cuidados forem tomados durante este tratamento, os resultados podem ser permanentes e eliminar as varizes em definitivo.

Contras

O tratamento das varizes quando feito quando laser transdérmico possui os melhores resultados. No entanto, existem algumas contraindicações em sua utilização. A seguir, descrevemos os principais deles:
este procedimento não pode ser feito por gestantes, pessoas que sofrem com doenças dermatológicas, como o vitiligo ou que façam uso de medicamentos fotossensibilizantes;
não é indicado para varizes de maior calibre (mas pode ser usado associado com outras técnicas);
é um método um pouco mais caro que os demais tratamentos para varizes;
pode provocar leves desconfortos;
precisa ter um cuidado especial ao ser usado em peles morenas, ainda que não inviabilize o seu uso.
Como vocês podem perceber, os benefícios do laser transdérmico para o tratamento das varizes são bem maiores que as contraindicações.
Novamente gostaríamos de ressaltar que é muito importante que o tratamento com laser transdérmico seja realizado por um angiologista ou cirurgião vascular. Pois somente este médico é capaz de realizar um diagnóstico preciso e indicar o tratamento mais adequado para cada situação.
Além disso, somente este especialista conhece a fundo a fisiopatologia da doença venosa. Afinal, vasinhos e varizes nas pernas podem ser alimentados por veias nutrizes, fístulas arteriovenosas, ter origem pélvica/abdominal ou vir de um episódio pós-trombose.
Assim, precisam ser tratadas por um especialista. Sem falar que os benefícios do laser transdérmico só serão garantidos se o procedimento for realizado por um profissional que entenda os riscos envolvidos e realize um procedimento seguro e eficaz.