Angioplastia intraluminal dos vasos das extremidades

Home > Tratamentos > Angioplastia intraluminal dos vasos das extremidades

Angioplastia intraluminal dos vasos das extremidades

A angioplastia intraluminal é um procedimento cirúrgico utilizado para desobstruir vasos entupidos. Os vasos são responsáveis pelo bom funcionamento do sistema cardiovascular conduzindo o sangue e outras substâncias pelo corpo. Quando estão obstruídos, compromete uma série de órgãos.

Qual é a causa?

O envelhecimento é a causa principal do entupimento das artérias. Com o passar dos anos, substâncias, como cálcio e placas de colesterol, vão se acumulando em suas paredes comprometendo seu funcionamento. Há outros fatores de risco: diabetes, hábito de fumar, sedentarismo, colesterol elevado e hereditariedade.

Quais os sintomas?

Em muitos casos não há sintomas até que aconteça um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Nesse caso, o paciente tem fraqueza, dormência de um dos lados do corpo, incapacidade de movimentar perna ou braço, perda temporária da visão, perde a capacidade de falar com clareza, não entende o que as outras pessoas falam, tonturas e confusão mental. Na maioria das vezes esses sintomas passam depois de algumas horas. Todavia, alguns podem permanecer pelo resto da vida.

Como fazer o diagnóstico?

A melhor forma de diagnosticar o entupimento de uma artéria é a utilização de exames de ultrassom ou ressonância magnética. Esse procedimento deve ser preventivo e realizado em pacientes com mais de 60 anos.

O tratamento depende do momento em que é percebido o entupimento da artéria. Quando isso ocorre logo no início do processo, por vezes apenas a modificação do estilo de vida do paciente é suficiente para evitar problemas maiores. É possível ainda recorrer a medicamentos. Todavia, quando o entupimento já é em larga escala, a recomendação é a cirurgia.