Arteriopatias Oclusivas

Home > Tratamentos > Arteriopatias Oclusivas

Arteriopatias Oclusivas

O que é?

Arteriopatia oclusiva é uma doença onde as artérias são obstruídas impedindo o fluxo de sangue. Trata-se de um problema bastante comum e responsável por grande número de mortes. Especialmente quando ocorre na aorta, artéria responsável pelo fluxo do sangue do coração para as outras partes do corpo. Porém, com diagnóstico precoce a chance de cura aumenta.

Qual é a causa?

A oclusão ou obstrução pode acontecer por uma série de motivos. Embolia (que é uma doença do coração), trombose (que também é uma doença das artérias) ou traumatismo arterial (como, por exemplo, a perfuração da região por uma bala disparada por arma de fogo) são as causas mais frequentes. Quais os sintomas? A dor é o principal sintoma das arteriopatias oclusivas. Normalmente ela começa sem grande intensidade e vai ganhando força com o passar do tempo. Também há relatos de formigamento, sentimento de frio ou calor intenso, pressão (mesmo que não haja qualquer estímulo), paralisia de membros e palidez nas extremidades do corpo.

Como fazer o diagnóstico?

Boa parte das arteriopatias pode ser diagnosticada através de exames clínicos. O médico pode sentir sua formação apalpando a região. Mas há também várias possibilidades de exames de imagens que facilitam a confirmação do diagnóstico e apresentam também a extensão do problema: ultrassonografia, ressonância magnética e doppler são alguns deles.

Nos casos mais leves é possível controlar a situação com a mudança de hábitos alimentares do paciente aliadas ao combate ao sedentarismo. Nesse caso, o médico tem apenas que acompanhar regularmente o desenvolvimento da obstrução. Em alguns momentos há a possibilidade do uso de medicamentos. Quando o quadro não apresenta qualquer melhora, a cirurgia se torna a melhor opção. Se for realizada de forma planejada e antes de uma crise grave, a possibilidade de sucesso é significativamente maior que das operações de emergência.