Dr. Alex Kanomata:
Doenças das Artérias Carótidas

Home > Tratamentos > Doenças das Artérias Carótidas

Doenças das Artérias Carótidas

Qual é a causa?

O estreitamento ou o bloqueio das artérias carótidas é causado pelo acúmulo de substâncias como colesterol e cálcio na região ou mesmo de tecido fibroso. Esse problema ocorre principalmente em pessoas com idade igual ou superior a 75 anos, embora já tenham ocorrido casos em pacientes mais novos.

Quais os sintomas?

Em muitos casos não há sintomas até que aconteça um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Nesse caso, o paciente tem fraqueza, dormência de um dos lados do corpo, incapacidade de movimentar perna ou braço, perda temporária da visão, perde a capacidade de falar com clareza, não entende o que as outras pessoas falam, tem tonturas e sofre de confusão mental. Na maioria das vezes esses sintomas passam depois de algumas horas. Todavia, alguns podem permanecer pelo resto da vida.

Como fazer o diagnóstico?

É possível realizar o diagnóstico antes do acontecimento de um AVC. O Especialista pode pedir exames de ultrassom para pacientes com mais de 60 anos para monitorar a formação de placas nas artérias. É importante também uma detalhada entrevista sobre os hábitos do paciente. Fumantes possuem mais risco de desenvolver a doença. A pressão arterial alta também pode ser um indicativo.

Qual o tratamento?

O tratamento varia de acordo com o grau de entupimento das artérias. Se essa obstrução for detectada no início, a mudança do estilo de vida do paciente pode ser suficiente ou mesmo o uso de medicamentos. Quando o entupimento for muito grande, a cirurgia vira a única opção. No caso de a opção ser por tratamento cirúrgico, há duas possibilidades. A endarterectomia (retirada das placas do interior da artéria) ou a angioplastia (balões e stents são usados para a desobstrução).

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Agende uma Consulta

Ou entre em contato para tirar suas dúvidas

Onde Estamos

Rua Teldo Kasper, 49 - 6 - Chácara Cachoeira, Campo Grande - MS

67 99635-3915

67 3201-8000